Roteiro
1º Dia - 22/10/2024 | São Paulo - Delhi
Apresentação no Aeroporto Internacional de São Paulo com três horas de antecedência para embarque em voo com destino a Delhi.
*Nota: se o voo for programado para a madrugada de 22/10/2024, é necessário comparecer ao aeroporto na noite anterior, em 21/10/2024.
2º Dia - 23/10/2024 | Chegada em Delhi
Chegada ao Aeroporto Internacional Indira Gandhi, em Delhi. Em seguida, transfer para o hotel e check-in. Manhã e almoço livres.
Tarde: Qutab Minar - Conhecido como a Torre de Qutab, é o mais alto minarete na Índia. Idealizado por Qutab-ud-din Aibak em 1192, foi construído em arenito vermelho e mármore. Ricamente decorado com inscrições corânicas, é cercado por várias outras estruturas medievais e ruínas conhecidas coletivamente como Complexo Qutab.
3º Dia - 24/10/2024 | Delhi
Passeio da manhã e da tarde: Delhi - Uma das mais antigas e charmosas cidades do mundo, Delhi acumulou traços deixados por dinastias e governantes em cada período de sua formação. Repleta de história e com uma pulsante vida moderna, a cidade possui monumentos antigos e novos, testemunhos de sua riqueza e diversidade cultural que se revelam junto a uma profusão de cores e sons que vibram em toda a cidade.
Destaque I: Jama Masjid - É a maior mesquita da Índia, construída no século XVII, obra do imperador mongol Shah Jahan, o mesmo que construiu o Taj Mahal. Com três domos de mármore e dois minaretes, acomoda vinte mil pessoas, sendo o mais importante santuário muçulmano da Índia.
Destaque II: Mausoléu Humayun - Construído em meados do século XVI, foi o primeiro dos grandes mausoléus dinásticos que se tornariam sinônimos da arquitetura Mughal e que também inspirou a construção do Taj Mahal.
4º Dia - 25/10/2024 | Delhi - Jaisalmer
Manhã: Transfer para o aeroporto de Delhi para embarque no voo com destino a Jaisalmer.
Tarde: Chegada em Jaisalmer. Transfer para o hotel e check-in no hotel em Jaisalmer.
Passeio final da tarde e início da noite: Um incrível passeio até o deserto de Thar, onde faremos um safári de camelo ao pôr do sol, pelas dunas (Sam Sand Dunes), que se estendem por quilômetros. As dunas de Sam Sand estão situadas bem no meio do deserto de Thar, um lugar de liberdade e de descoberta, com um clima tranquilo ao redor e um céu estrelado.
5º Dia - 26/10/2024 | Jaisalmer
Passeio da manhã e da tarde: Jaisalmer - Conhecida como a "Cidade Dourada" do Rajastão, Jaisalmer é uma das portas de entrada para o deserto de Thar. A cidade fica em uma cordilheira de arenito de cor amarelado, com um grande forte no topo da Colina Trikuta. A localização estratégica de Jaisalmer trouxe à cidade uma imensa riqueza por anos, por meio da cobrança de impostos, uma vez que estava na rota das caravanas comerciais de seda e especiarias, que transportavam esses produtos entre os países do Oriente Médio, África, Europa e a Índia.
Destaque I: Forte Jaisalmer - Palco de muitas batalhas, suas grandes paredes de arenito apresentam uma coloração meio alaranjada durante o dia, que se transforma em um ouro-mel mágico à medida que o sol se põe. Com mais de 800 anos de história, o Forte Jaisalmer ainda abriga parte de sua população, sendo um dos poucos Fortes da Ásia que permanece habitado. O Forte é composto por um palácio, vários templos jainistas ornamentados e alguns dos mais belos Havelis do Rajastão.
Destaque II: Lago Gadisar - Lago artificial construído em 1367 como um tanque de conservação de água, que, hoje, é um refúgio tranquilo no meio do deserto de Thar.
6º Dia - 27/10/2024 | Jaisalmer - Jodhpur
Manhã: Viagem terrestre para Jodhpur (aproximadamente 5 horas de carro).
Tarde: Chegada em Jodhpur e check-in no hotel. Restante do dia livre.
7º Dia - 28/10/2024 | Jodhpur
Passeio da manhã e da tarde: Jodhpur - Cidade azul da Índia, Jodhpur é a segunda maior cidade do estado do Rajastão, onde todos os edifícios, em um trecho de 10 km, são pintados na mesma cor azul. A música, a comida, a arte e o idioma se misturam perfeitamente, criando um clima animado e vibrante.
Destaque I: Forte Mehrangarh - Com suas muralhas altas e imponentes, o Forte Mehrangarh abriga vários museus e palácios que reúnem artefatos e relíquias que contam parte da história da Índia.
Destaque II: Jaswant Thada - Belo e grandioso monumento em mármore branco, o Jaswant Thada foi construído em 1899 pelo Marajá Sardar Singh em memória de seu pai, o Marajá Jaswant Singh II.
8º Dia - 29/10/2024 | Jodhpur - Udaipur
Manhã: Viagem terrestre para Udaipur (aproximadamente 6 horas de carro), com parada para visita no caminho.
Visita no caminho: Templos de Ranakpur - Este complexo de templos possui uma arquitetura esplêndida, com mais de 1400 pilares esculpidos primorosamente para sustentar os templos.
Tarde: Check-in no hotel em Udaipur. Restante do dia livre.
9º Dia - 30/10/2024 | Udaipur
Passeio da manhã e da tarde: Udaipur - As colinas elevadas e os belos lagos criam um cenário perfeito para Udaipur, considerada a "Veneza do Oriente". A cidade é uma mistura fascinante de vistas, sons e experiências, o que é uma fonte de inspiração para poetas, pintores e escritores.
Destaque I: Templo Eklingji - Um complexo grandioso com 108 templos. O primeiro deles foi erguido no século VIII, sendo um dos mais famosos espaços religiosos dedicados a Lord Shiva, que guarda uma das mais impressionantes representações do deus.
Destaque II: Templos de Nagda - Um complexo de templos em Nagda, cidade histórica perto de Udaipur. O templo mais conhecido é o de Sas-Bahu, do final do século X, com seu estilo arquitetônico sofisticado, composto por intrincados trabalhos em pedra e esculturas, que retratam cenas mitológicas hindus.
10º Dia - 31/10/2024 | Udaipur - Jaipur
Manhã: Transfer para o aeroporto de Udaipur, para embarque em voo com destino a Jaipur. Chegada em Jaipur e transfer para o hotel.
Tarde: Jaipur - Conhecida como a cidade rosa da Índia, Jaipur é rica em patrimônio histórico-
cultural e estilo arquitetônico. Com fortalezas esplêndidas, palácios majestosos e templos lindamente esculpidos, a cidade tem construções cor de rosa porque, em 1876, o príncipe Albert de Gales e a rainha Elizabeth II visitaram a Índia e, para recebê-los, pintaram a cidade de rosa.
Destaque I: Palácio da Cidade - Complexo construído pelo marajá Sawai Jai Singh II, entre 1729 e 1732. Essa antiga residência do marajá é, atualmente, um dos museus mais importantes de Jaipur.
Destaque II: Jantar Mantar - O Jantar Mantar é uma coleção de observatórios astronômicos localizados na Índia e consiste em uma série de instrumentos para medir o tempo, prever eclipses e rastrear os movimentos de corpos celestes. Em Jaipur, está situado o maior e mais bem preservado deles.
11º Dia - 01/11/2024 | Jaipur
Passeio da manhã: Forte Amber - Construído sobre colinas rochosas, o Forte é uma fascinante mistura de arquitetura hindu e mogol. Com suas grandes muralhas, série de portões e caminhos calçados, a estética suntuosa do lugar também é vista dentro de suas paredes luxuosas. Restante do dia livre.
Jantar especial em celebração ao Festival de Diwali (Festival das Luzes).
O Festival de Diwali é o maior e mais brilhante de todos os festivais hindus, além de ser considerado o evento mais importante do ano na Índia, sendo aguardado e comemorado por milhões de pessoas. A data de celebração do Diwali é baseada no movimento da lua e cai em datas diferentes a cada ano. Com duração de 5 dias, celebra o triunfo da luz sobre as trevas, do conhecimento sobre a ignorância e do bem sobre o mal. No terceiro dia, ocorrem os principais
rituais do Festival das Luzes. A população celebra este dia com orações a Laxmi Ganesha (para invocar saúde e riqueza), festas, fogos de artifício, reuniões familiares, doações de caridade e suas casas são decoradas durante o dia e iluminadas à noite, com Diyas (lâmpadas á óleo feita de barro). Para alguns, o Diwali é também o início de um novo ano.
12º Dia - 02/11/2024 | Jaipur - Agra
Manhã: Viagem terrestre para Agra (aproximadamente 5 horas de carro), com parada para visita no caminho.
Visita no caminho: Abhaneri - Uma pequena vila com um dos maiores e mais profundos poços de degraus da Índia, que eram utilizados para banhos de purificação antes de visitar um templo, além de servir como fonte de água limpa para o clima seco.
Tarde: Check-in no hotel em Agra. Restante do dia livre.
13º Dia - 03/11/2024 | Agra - Delhi
Visita ao amanhecer: Taj Mahal - É a joia da arte muçulmana na Índia que nasceu de uma história de amor. As lendas que envolvem sua construção contam que Mumtaz Mahal, a terceira esposa do imperador Shah Jahan, pediu, antes de morrer, que o marido construísse o palácio mais bonito de todos. Após a morte da esposa, ainda em luto, o imperador iniciou a construção do Taj Mahal para simbolizar o seu amor eterno.
Visita da Manhã (após café da manhã no hotel): Agra Fort - Uma mistura de forte e palácio, que foi construído e embelezado, consecutivamente, pelos três maiores imperadores da dinastia mughal: Akbar, Jehangir e Shah Jahan.
Tarde: Viagem terrestre para Delhi (aproximadamente 4 horas de carro).
Noite: Chegada a Delhi e check-in no hotel.
14º Dia - 04/11/2024 | Delhi - São Paulo
Em horário pré-determinado, embarque de retorno a São Paulo.
*Nota: dependendo do voo escolhido, pode ser necessário se dirigir ao aeroporto na noite do dia 03/11/2024.