Ilhas Lofoten para observação da Aurora Boreal

Código: MAP010

Viagem em GRUPO (vagas limitadas)

Visitando: Noruega - Ilhas Lofoten

Atividades: Diurnas e Noturnas (Observação da Aurora Boreal)

Duração: 06 a 17 de Novembro de 2019

O arquipélago de Lofoten está localizado na costa norte do país, nas águas do Mar da Noruega, dentro dos limites do Círculo Polar Ártico, um cenário deslumbrante formado por montanhas, baías, ilhas e fiordes. Essa impressionante geografia local, banhada pela luz magnífica daquelas latitudes, é fonte de inspiração para viajantes, artistas e fotógrafos.

Lofoten foi palco de antigos assentamentos vikings, e as pequenas e típicas vilas pesqueiras encantam por seu aspecto cênico, sua simplicidade e por seu engajamento pela preservação da história e da natureza.

A gastronomia, outro destaque, segue pelo caminho da sustentabilidade e celebra as tradições da culinária norueguesa do norte, o conhecido Arctic Meny.

O Especialista que acompanha a viagem: Johnny Mazzilli
Fotógrafo, viajante profissional, travel writer e editor. Visitou 53 países, alguns deles várias vezes. Esteve 18 vezes na Noruega, país que conhece melhor que o Brasil. Publicou quase duas centenas de artigos de turismo, lifestyle, gastronomia e de cunho cultural em revistas no Brasil e no exterior. Atualmente, é editor do Clube Paladar, uma publicação do Estadão voltada para vinhos, gastronomia e viagens.

Roteiro

Observações:
• A ordem dos passeios não será obrigatoriamente a ordem aqui descrita. Todas as atividades estão sujeitas a alterações de dias e horários, em consequência de fatores climáticos e/ou logísticos.
• O grupo só é confirmado a partir da 8ª pessoa pagante.
• Os preços serão reajustados, caso esse número seja inferior a 8 pessoas, ou a saída é cancelada.
• Valores, disponibilidade e programação estão sujeitos a alterações sem prévio aviso.


1º Dia - 06/11/2019 - Início da viagem no Brasil.
Apresentação no aeroporto de Guarulhos em São Paulo, com 3 horas de antecedência, para embarque com destino a Oslo (conexão em Frankfurt).

2º Dia - 07/11/19 | Chegada em Oslo (-/-/-)
Chegada ao aeroporto de Oslo. Em seguida, traslado para o hotel próximo ao aeroporto e pernoite.

3º Dia - 08/11/19 | Oslo - Svolvaer (C/-/-)
Em horário pré-determinado, traslado para o aeroporto para embarque com destino a Svolvaer. Chegada em Svolvaer e check in no hotel.

4º Dia - 09/11/19 | Svolvaer (C/-/-)
Svolvaer é a maior cidade do arquipélago de Lofoten e o ponto de partida para explorar a cultura e natureza dessa fascinante zona costeira da Noruega.

Atividade prevista para o dia: Safári de Águias Marinhas | Duração: 3 a 4 horas
Uma das atividades mais incríveis da viagem, o safári parte em potentes botes de borracha do centro de Svolvaer e segue para o Raftsundet Fjord, um fiorde próximo. Adentraremos o estreito Trollfjord, um pequeno e famoso fiorde de Lofoten. Há em torno de 25 águias marinhas que vivem nos penedos e ilhotes ao redor, e ao nos aproximarmos, elas começam a vir em busca dos peixes que serão atirados a elas. Fazem rasantes na água e voam acima do barco. O safári navega ao redor de alguns costões e ilhotes do fiorde e retorna a Svolvaer.

5º Dia - 10/11/19 | Svolvaer (C/-/-)
Atividade prevista para o dia: Aquário de Lofoten
Um pequeno e interessante vislumbre da vida nas profundezas geladas do Mar do Norte, onde podem ser vistos bacalhau, coal fish, arenques, makkrel, king Crab, wolf fish e outros seres marinhos.

Atividade prevista para o dia: Galeria Espolin
A Galeria abriga a coleção do mestre da arte norueguesa, Kaare Espolin Jonhson. Apreciaremos seus expressivos trabalhos que ilustram a história e a vida das populações costeiras, e representam um verdadeiro marco cultural do norte da Noruega. Espolin foi um artista local que criou cenas e personagens incríveis a partir da história dramática da região, das lendas e do estilo de vida e destino dos povos costeiros.

6º Dia - 11/11/19 | Svolvaer (C/-/-)
Após café da manhã, tempo livre para atividades pessoais. Sugestões de atividades opcionais.
Museu Viking de Lofoten: Lofoten apresenta uma forte conexão com o passado histórico dos Vikings e no Museu Viking de Lofoten você poderá conhecer a vida real nos tempos da Era Viking.
A diversidade de paisagens na região proporciona condições ideais para caminhadas de montanha, pesca, passeio de caiaque.

7º Dia - 12/11/19 | Svolvaer - Henningsvaer - Svolvaer (C/-/-)
Atividade prevista para o dia: caminhada por Henningsvaer
Henningsvaer é provavelmente a mais bonita vila pesqueira de Lofoten. Uma pequena vila com sua tradicional arquitetura em madeira e paisagens de tirar o fôlego. Neste dia sairemos para conhecer esta bela vila, caminharemos por suas ruas pitorescas de casas vermelhas, amarelas e brancas, teremos a oportunidade de visitar a Kaviar Factory Gallery, uma galeria de arte contemporânea que vem se destacando pelas obras e exposições de prestígio mesmo estando nos confins do mundo! Retorno e pernoite em Svolvaer.

8º Dia - 13/11/19 | Svolvaer - Å (C/-/-)
Neste dia, sairemos com destino à preciosa cidade de Å (aproximadamente 130 km), situada no extremo da ilha de Moskenesøya, uma das localidades mais ao sul do arquipélago, onde termina a estrada E10, a via principal que corta as ilhas de norte a sul, uma paisagem é de tirar o fôlego. Na chegada, acomodação no hotel e pernoite em Å.

9º Dia - 14/11/19 | Å - Svolvaer (C/-/-)
A vila Å de tem um interessante aspecto cênico, com cabanas de pescadores em vermelho e branco e picos circundantes. Um pitoresco museu da pesca do bacalhau e um pequeno e antiquíssimo museu numa casa do século 14, onde se produzia óleo de fígado de bacalhau, fazem parte deste cenário, oferecendo uma visão da vida nas aldeias e da pesca de Lofoten ao longo dos séculos. Hoje em dia, o óleo continua sendo produzido da forma rudimentar, em uma tina de madeira onde fígados de bacalhau liberam óleo em plena fermentação natural na temperatura ambiente. No final do dia, retornaremos para Svolver. Pernoite em Svolver.

10º Dia - 15/11/19 | Svolver - Oslo (C/-/-)
Café da manhã no hotel. Em horário pré-determinado, check out no hotel e transfer para o aeroporto de Svolver para embarque com destino a Oslo. Chegada, traslado para o hotel próximo ao aeroporto e pernoite.

11º Dia - 16/01/19 | Oslo - Início do Retorno ao Brasil (C/-/-)
Café da manhã no hotel. Em horário pré-determinado, check out no hotel e transfer para o aeroporto de Oslo para embarque em voo de retorno ao Brasil. Fim dos Serviços.

12º Dia - 17/11/2019 - Chegada ao Brasil.


O que está incluso:
Acompanhamento de anfitrião brasileiro durante a viagem (não necessariamente viaja com o grupo nos voos internacionais).
Acompanhamento do especialista Johnny Mazzilli durante a viagem (não necessariamente viaja com o grupo nos voos internacionais).
9 noites de hospedagem mencionada no roteiro, em apt Standard, com café da manhã (C).
Atividades diurnas e noturnas, descritas no roteiro (exceto opcionais), sujeitas a alterações de acordo com as condições climáticas. Os guias locais estarão atentos às condições climáticas para os momentos propícios à caçada das Auroras Boreais. As auroras ou luzes do Norte são causadas por ventos solares dentro da magnetosfera da terra. Avista-las depende fortemente de condições favoráveis. Por esse motivo não é possível garanti-las.
Entradas aos locais conforme especificado no roteiro.
Transporte privativo para o grupo, somente para os deslocamentos previstos no roteiro.
Transfers de chegada e saída para o grupo. Para horários de voos diferentes do grupo, por favor, consulte valores adicionais para transfer privativo.


O que NÃO está incluso:
Parte Aérea de/para o Brasil e suas respectivas taxas cobradas por companhias aéreas e Voos domésticos na Noruega.
Passeios mencionados como opcionais ou sugeridos.
Early check-in, late check-out nos hotéis ou upgrade nos apartamentos.
Refeições não mencionadas como inclusas e quaisquer Bebidas.
Despesas pessoais tais como gorjetas, lavanderia e telefonemas, entre outras.
Gorjetas aos guias, carregadores de malas, motoristas e em restaurantes.
Despesas com documentação e vistos, cuja responsabilidade de obtenção é do passageiro.
Imposto governamental sobre remessas ao exterior.
Quaisquer despesas não citadas como inclusas.

 

Sobre a Observação da Aurora Boreal

Duração
Todas as noites ou quase todas as noites, em número de horas que dependerá de circunstâncias climáticas imediatas e da ocorrência de auroras boreais.

Nós vamos até ela
A vigília, caçada e observação da aurora boreal é a atividade mais fascinante e envolvente da viagem, o seu ápice. Ela demanda que estejamos posicionados e atentos no lugar certo e na hora certa, através de monitoramento do clima e de serviços de aurora boreal forecast.

Instabilidade climática
Há dias em que o clima muda constantemente e, muitas vezes, radicalmente naquelas latitudes, com massas de nuvens e ou neve que entram e se dissipam em poucos ou muitos minutos, enquanto em áreas próximas o clima está aberto e vice-versa, o tempo todo em constante mutação. O céu se abre e fecha sem parar. Mas há também dias e noites de quietude, céu estável e pouco ou nenhum vento.

As saídas são noturnas
Para avistar a aurora boreal, é preciso dirigir noite adentro, para as áreas abertas e escuras, de onde se tem muito mais acuidade visual. E o que não falta em Lofoten são vastas áreas abertas e escuras, onde a aurora compõe com o céu, o mar, a luz das vilas distantes e as montanhas nevadas cenários perfeitos para a contemplação e a fotografia. Nós sairemos todas as noites ou quase todas as noites, a depender das circunstâncias climáticas, em busca da aurora boreal.

Um fenômeno natural e, portanto, inconstante
Há um ponto que é necessário esclarecer: a aurora boreal é um fenômeno natural, que pode ou não acontecer. A probabilidade de avista-la é bem maior do que a de não avista-la, mas pode acontecer, eventualmente, do clima não permitir por uns dias e noutros dias a aurora não comparecer. Essa situação é a hipótese menos provável, e nos últimos tempos, a atividade solar está em alta, mais auroras estão ocorrendo e mais intensas. Elas são praticamente imprevisíveis: podem surgir num ponto do céu e se apagar rapidamente, ou podem durar bastante tempo, podem sumir de um quadrante celeste e ressurgir noutro.

Melhor Época
Entre o fim de setembro e o fim de março, a noite cobre o céu do início da tarde até o fim da manhã. Essa é a melhor época para ver a aurora boreal nesta região, com maior probabilidade e intensidade entre os meses de novembro e março. A grande vantagem de visitar a região em Novembro e Março, é que além da caçada à aurora boreal, pode-se realizar atividades diurnas, como as que incluímos neste roteiro. (As informações climáticas aqui apresentadas são baseadas em informes científicos do clima predominante nesta região. Declaramos que não nos responsabilizamos por eventos climáticos desfavoráveis que venham a afetar as atividades de nossos programas.)

Fale com um agente
Enviar por e-mail
* Preenchimento obrigatório
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.