Grupo OP - Serra da Capivara

Código: LDP003

Com equipe da arqueóloga Niède Guidon | 28 de abril a 05 de maio, 2024

Visitar o Parque Nacional da Serra da Capivara é se propor a descobrir um estudo arqueológico que mudou a história do povoamento das Américas. Contendo um dos maiores conjuntos de sítios pré-históricos por quilômetro quadrado do mundo, onde mais de mil estão preenchidos com pinturas e gravuras rupestres, esse Patrimônio da UNESCO revela batalhas, caçadas e outros aspectos do cotidiano das sociedades antigas que viveram no sudeste do estado do Piauí ao longo de vários milênios. Esse é também um lugar que representa grande importância para a arqueologia, a história e a preservação ambiental do nosso país. Além de apreciar a extraordinária beleza da Serra da Capivara, composta por cânions, formações rochosas, boqueirões, entre outros, vamos reviver a história na companhia de uma equipe formada pela maior autoridade brasileira no tema: a arqueóloga Niède Guidon.

Equipe Niède Guidon
Prevendo que um dia se aposentaria dos trabalhos de campo em função do desgaste gerado por anos de pesquisa, a renomada arqueóloga Niède Guidon capacitou alguns profissionais para realizar o trabalho de campo e continuar com o desenvolvimento das pesquisas na Serra da Capivara. Formada por pessoas da comunidade local, monitores especializados, técnicos, arqueólogos e historiadores das mais conceituadas universidades europeias e brasileiras, a equipe que atualmente trabalha na Serra da Capivara nos guiará pelos mais variados tipos de pinturas rupestres e sítios arqueológicos, onde poderemos observar os trabalhos de escavação e todo o processo envolvido nas pesquisas.

INCLUI:
+ Acompanhamento de especialistas da Equipe da Arqueóloga Niède Guidon;
+ Acompanhamento de Anfitrião Latitudes;
+ Seis noites de hospedagem em Coronel José Dias, com café da manhã;
+ Uma noite de hospedagem em Petrolina, com café da manhã;
+ Refeições citadas no roteiro;
+ Entradas nos locais mencionados no roteiro;
+ Assistência médica de viagem para pessoas com até 70 anos (acima de 71 anos, favor consultem-nos sobre condições diferenciadas);
+ Traslado para o grupo do aeroporto de Petrolina para Coronel José Dias (na Serra da Capivara);
+ Transporte para o grupo (somente nos deslocamentos previstos no roteiro);
+ Traslado para o grupo de Coronel José Dias para hotel de Petrolina;
+ Traslado para o grupo do hotel em Petrolina para o aeroporto de Petrolina.
*Nota: Caso você viaje em horários diferentes do grupo, consulte-nos sobre valor suplementar de traslados privativos.

NÃO INCLUI
- Voos domésticos;
- Early check-in ou late check-out;
- Despesas pessoais como lavanderia, telefonemas, internet, refeições, entre outras;
- Visitas não citadas no roteiro como inclusas;
- Passeios opcionais ou sugeridos;
- Refeições não citadas no roteiro como inclusas;
- Bebidas nas refeições;
- Gorjetas aos guias, carregadores de malas, motoristas e em restaurantes;
- Qualquer item não citado neste roteiro como incluso.

Roteiro

Dia 1 - 28/04/2024 | São Paulo - Petrolina - Cel. José Dias

Chegada em Petrolina, recepção e traslado de aproximadamente cinco horas até a cidade de Coronel José Dias (PI). Será uma ótima oportunidade de observar a bela paisagem do agreste brasileiro. Ao chegar, seremos acomodados na pousada.

Dia 2 - 29/04/2024 | Cel. José Dias - Serra da Capivara - São Raimundo Nonato

Após o café da manhã, saída para percorrermos a Serra da Capivara e conhecer o Desfiladeiro da Capivara, passagem utilizada desde os tempos pré-históricos pelas populações locais. Diversos sítios arqueológicos e pinturas rupestres poderão ser observados ao longo do caminho, principalmente pinturas que retratam cenas da vida cotidiana e as cerimônias dos grupos humanos que habitavam a região. Parada para almoço na pousada e, junto à pousada, visita à Fábrica de Cerâmica, uma das joias da comunidade local e responsável por mostrar ao mundo, por meio de cópias, as pinturas rupestres da Serra da Capivara.

Dia 3 - 30/04/2024 | Cel. José Dias - Serra da Capivara
Após o café da manhã, bem cedo, iremos em direção à Serra Talhada, onde vamos percorrer um trecho da histórica Trilha Hombu, que na língua JÊ significa: "venha ver, venha comigo". A vegetação do local recebe influência do Rio São Francisco. O almoço será no restaurante Sítio do Mocó. À tarde, visitaremos o Baixão das Mulheres, circuito onde foram descobertas ossadas humanas datadas de 10 mil anos, mais precisamente na Toca dos Coqueiros. Caminharemos pelos cânions da Serra Talhada, onde veremos mais pinturas rupestres. No final da tarde, retorno à pousada e jantar.

Dia 4 - 01/05/2024 | Cel. José Dias - Serra da Capivara

Após o café da manhã, sairemos para a Serra Branca, localizada a noroeste do parque. O circuito é composto por 150 sítios arqueológicos, sendo que 16 deles estão em condições de visitação, com estrutura adequada e passarelas que permitem ao visitante chegar bem perto das pinturas. Este sítio tem características únicas, pinturas rupestres com formatos e estilos diferentes que teremos oportunidade de observar. Ainda na Serra Branca, faremos a Trilha dos Maniçobeiros. No início do século XX, o estado do Piauí viveu um período de prosperidade econômica com a exploração do látex de maniçoba para a fabricação da borracha, especialmente em áreas onde se encontra hoje o Parque Nacional Serra da Capivara. Pessoas vindas de outros estados e de municípios da redondeza faziam das tocas, antes ocupadas por povos préhistóricos, suas moradias, convivendo com vestígios arqueológicos, reocupando a área e construindo um novo espaço, com novos simbolismos e adaptações culturais. Faremos o almoço no restaurante mantido por senhoras da Comunidade do Novo Zabelê - o novo assentamento da comunidade Zabelê que saiu das terras que ocupavam na área onde o Parque foi criado. À tarde, já no caminho de volta, visitaremos o Baixão das Andorinhas, região conhecida pelo espetáculo da revoada das andorinhas, onde, às vezes, é possível observar o retorno de dezenas dessas aves para dormir no cânion, local em que estão seus ninhos. Logo depois, retorno à pousada e jantar.

Dia 5 - 02/05/2024 | Cel. José Dias - Serra da Capivara
Após o café da manhã, sairemos para conhecer o Sítio do João Pimenta, na região de Canoas, de onde se pode ter uma vista panorâmica do vale e da cidade de São Raimundo Nonato, situada a 22 km de distância do sítio. Almoço no restaurante Sabor e Arte que serve uma típica comida local com arte. Em horário apropriado, visita ao Museu do Homem Americano. Idealizado para expor todo o material pesquisado ao longo de mais de 53 anos de pesquisa, o Museu do Homem Americano é um ótimo lugar para contextualizar a Serra da Capivara e sua importância para a história.

Dia 6 - 03/05/2024 | Cel. José Dias

Após o café da manhã, novamente na Serra Talhada, vamos conhecer o Boqueirão do Pedro Rodrigues, onde caminharemos por um cânion com pinturas rupestres características e, do alto das rochas, apreciaremos uma vista panorâmica da região. De lá, seguiremos para o Sítio do Meio (descoberto em 1973), com um formato rochoso muito característico e um painel rico em pinturas que mostram uma evolução técnica da arte rupestre. O almoço será no Baixão de Ouro, no Sítio do Mocó. Após breve descanso, visitaremos o Museu da Natureza, mais um espetacular museu criado com o Parque Nacional da Serra da Capivara. Idealizado pela arqueóloga Niède Guidon, o Museu nos proporcionará uma rica imersão na história da região,
abordando desde o surgimento da vida até as mudanças climáticas que o nordeste brasileiro testemunhou ao longo do tempo. Com recursos tecnológicos de ponta e muita interatividade, desbravaremos exemplares, materiais e virtuais de preguiças-gigantes, ursos e outros animais da megafauna; uma impressionante experiência sensorial que nos fará retornar milhares de anos. Após o Museu, seguiremos para as nossas últimas experiências: visitaremos outra região e certamente um dos cartões postais da Serra da Capivara, a Pedra Furada. Em seguida, iremos ao Boqueirão da Pedra Furada, considerado o sítio arqueológico mais antigo das Américas, com vestígios que indicam que o local teve presença humana há cerca de 108 mil anos. Um lugar especial que encerrará com chave de ouro a nossa viagem à Serra da Capivara. Após a experiência, retorno à pousada para jantar e pernoite.

Dia 7 - 04/05/2024 | Cel. José Dias - São Raimundo Nonato - Petrolina

Após café da manhã, despedidas e partida para Petrolina. No começo da viagem faremos uma pequena parada em São Raimundo Nonato para visitarmos o Mercado Produtor e suas curiosidades próprias da região. Chegada em Petrolina, acomodação no hotel e descanso.

Dia 8 - 05/05/2024 | Petrolina - São Paulo
Café da manhã. Em horário apropriado traslado ao aeroporto de Petrolina e embarque em voo com destino a São Paulo.

Fale com um agente
Enviar por e-mail
* Preenchimento obrigatório

Roteiros relacionados

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.