Armênia e Geórgia: de Ierevan a Tbilisi

Código: MAP001

Duração: 14 dias/12 noites
(Consulte extensão ao Azerbaijão)

Está INCLUSO no Roteiro:
- Acompanhamento de anfitrião brasileiro durante a viagem (não necessariamente viaja com o grupo nos voos internacionais). Ele acompanhará o grupo na Extensão, se houver um mínimo de 6 participantes.
- 12 noites de hospedagem mencionada no roteiro, em apt Standard e café da manhã (na viagem principal).
- Guia local em espanhol na Armênia e guia local em inglês na Geórgia e na extensão Azerbaijão. Para cada destino teremos um guia diferente que encontra o grupo na chegada ao país.
- Entradas aos locais conforme especificado no roteiro.
- Transporte privativo para o grupo, somente para os deslocamentos previstos no roteiro.
- Transfers de chegada e saída para o grupo. 
- Refeições mencionadas como inclusas, de acordo com a informação na legenda (C= café da manhã, A= almoço, J= jantar).
- Plano de Assistência de Viagem.

Roteiro

17/09/2017 - Início da viagem no Brasil.
Apresentação no aeroporto e embarque internacional.

18/09/2017 - Chegada em Ierevan (-/-/-)
Chegada na Europa e conexão para Ierevan. Na chegada, translado ao hotel.

19/09/2017 - Ierevan (C/A/-)
A história de Ierevan remonta ao século 8 a.C. Ierevan já foi dominada por enormes edifícios de estilo soviético, porém hoje observamos muitos edifícios de estilo moderno. Hoje iniciamos o passeio por Ierevan, incluindo a Praça da República, a Opera House, o Cascade Complex onde se localiza o Cafesjian Museum of Contemporary Art, inaugurado em 2009, e poderemos subir suas escadas rolantes e apreciar uma impressionante coleção de obras de arte contemporânea entre elas, estátuas do famoso escultor Fernando Botero. Faremos também uma caminhada por uma das mais importantes avenidas do país, a Baguhramyan Avenue.
Almoço incluído em restaurante local escolhido pela operadora. Após o almoço visitaremos o Museu de História onde se encontra, entre muitos objetos, o sapato mais antigo do mundo, encontrado em uma das antigas cavernas da Armênia, com mais de 5000 anos. Tempo livre.

20/09/2017 - Ierevan - Etchmiadzin - Ierevan (C/A/-)
Após café da manhã seguiremos para Echmiadzin, o centro religioso do país. A Catedral de Etchmiadzin foi a primeira igreja cristã oficial construída na Armênia. A lenda conta que este foi o local onde Jesus Cristo desceu do céu para mostrar onde ele queria que uma igreja fosse construída. No caminho visita à Catedral de Zvartnots (dos anjos celestiais), sítio arqueológico pouco visitado, uma obra prima da arquitetura antiga armênia. Ambas as catedrais são Patrimônios Mundial da Unesco. Almoço incluído em restaurante indicado pela operadora. No retorno para Ierevan visitaremos o Tsitsernakaberd, memorial dedicado às vítimas do genocídio construído em Ierevan. Tempo livre.

21/09/2017 - Ierevan - Garni - Gueghard - Ierevan (C/A/-)
Após café da manhã seguiremos a leste da cidade para visitarmos Monastério medieval de
Gueghard, Patrimônio Mundial da UNESCO, tem uma de suas partes esculpida na rocha junto
à montanha e seu conjunto representa o auge da arquitetura medieval armênia. Em seguida
seguiremos até o Templo de Garni, dedicado ao Deus Sol Mitra, em estilo greco-romano, foi
erigido no séc.I. A fortaleza de Garni (séc. III a.C), anterior ao templo, é do período helenístico e
impressionante amostra da antiga arquitetura Armênia. Almoço em uma simpática pousada
onde poderemos ver como se faz o típico pão denominado "lavash", um Patrimônio Cultural
Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Após o almoço seguiremos em carros 4x4 até a
Garganta de Garni, uma impressionante formação natural de pedras basálticas denominada
"Sinfonia das Pedras". Retorno a Ierevan.

22/09/2017 - Ierevan - Vayots Dzor - Goris (C/A/J)
Após o café da manhã, seguiremos através o vale de Ararat até o Mosteiro Virab, que significa masmorra funda. Este complexo, cuja construção foi iniciada no séc.IV incorpora o significativo evento histórico da Adoção do Cristianismo na Armênia em 301. Visita ao complexo e de lá pode-se fazer fotos incríveis do bíblico Monte Ararat. Depois de duas horas de viagem, entramos no mundo de rios, cachoeiras, cavernas e fascinantes picos de Vayots Dzor, a província de montanhas nevadas. Visitaremos o Mosteiro Noravank (séc. XIII), situado na colina do desfiladeiro, lugar de beleza natural de tirar o fôlego. Almoço em uma caverna. Por fim, seguiremos em direção a Goris e visitaremos o Mosteiro Tatev (séc. IX), um centro cultural e político. O caminho até lá segue através do canyon do rio Vorotan, que é o mais profundo na Armênia. O Mosteiro Tatev está localizado na borda da garganta e proporciona uma vista maravilhosa desta terra acidentada. O acesso ao monastério será por um dos mais longos teleféricos do mundo (quase 6 quilômetros). Acomodação e jantar no próprio hotel em Goris.

23/09/2017 - Goris - Noratus - Dilijan (C/A/J)
Após o café da manhã visita à pequena cidade de Goris e seguiremos para Karahunj ou Zorats Stones, considerado como observatórios de tempos pré-históricos. Nosso passeio neste dia será repleto de vistas soberbas sobre o vale do rio. Almoço em casa de uma família local na pequena cidade de Yeghegnadzor. Em seguida passaremos por Selim, conhecida desde a Idade Média quando a Rota da Seda ainda operava, exploraremos suas imediações até chegarmos no Caravansary, uma construção muito bem preservado do XIV e de onde teremos uma vista espetacular das cordilheiras. No caminho para Dilijan vamos bordear o Lago Sevan ou "Olho Azul da Armênia". Este lago de água doce de origem vulcânica está situado a uma altitude cerca de 2.000m. Suas águas cristalinas mudam de cor várias vezes durante o dia: é turquesa na luz solar direta, em seguida, vira uma sombra esverdeada, e, finalmente, torna-se cinza pela noite. Sevan sempre foi famoso por seus peixes, sobretudo trutas, uma parte do tributo Armênio pago aos seus conquistadores. Em seguida teremos uma parada na Vila Noratus, onde iremos visitar o cemitério local famoso por sua grande coleção khachkars - estelas em forma retangular com uma ou mais cruzes entalhadas acompanhadas de ornamentação variada: vegetação, figuras de santos, ou humanas, inscrições. Mais além da representação cultural, as cruzes entalhadas simbolizam a árvore da vida, a vida nova e eterna. Os khachkars armênios estão na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, da UNESCO. Acomodação e jantar no próprio hotel perto de Dilijan.

24/09/2017 - Dilijan - Goshavank - Alaverdi (C/A/J)
Após o café da manhã, visitaremos o monastério de Goshavank (séc. XIII) e a cidade museu de
Dilijan, muito bem preservada com charmosas ruas e casas do século XIX. Almoço no
restaurante selecionado pela operadora local. Continuaremos nossa jornada por um belo vale
emoldurado pelas montanhas do Cáucaso Lesser. No caminho observaremos à distância os vilarejos de aldeias russas dos Molokane, que possuem tradições que datam de tempos medievais (não é possível visitar suas vilas). Após duas horas de estrada através das gargantas sinuosas chegaremos a província de Lori, até o vilarejo de Alaverdi, e ficaremos hospedados num hotel bem charmoso às margens do rio Debed próximo da cidades, com jantar incluso.

25/09/2017 - Alaverdi - Sanahin - Sadakhlo Border - Tbilisi (C/A/-)
Após o café da chegaremos às duas principais atrações dessa região - os Mosteiros Haghpat e Sanahin. Estes 2 Patrimônios Culturais da Humanidade da UNESCO estão situados na região de Tumanian e foram importantes centros de difusão cultural no período de prosperidade da dinastia Kiurikian (séc. X a XII). Sanahin foi célebre por sua escola de caligrafia e iluminuras. Os 2 conjuntos monásticos são representativos do apogeu da arquitetura religiosa armênia na qual confluem elementos inspirados na arte arquitetônica bizantina com técnicas de construção próprias da região do Cáucaso. Almoço em restaurante local escolhido pela operadora. Após almoço, seguiremos em direção à fronteira armênio-georgiana (2 horas de viagem) onde se dará a troca de guias e veículo. Após as formalidades alfandegárias e de migração, traslado a Tbilisi (01 hora e meia) e acomodação no hotel.

26/09/2017 - Tbilisi (C/A/-)
Após o café da manhã, visitaremos a parte histórica de Tbilisi, localizada na base da Fortaleza Narikala. Seguiremos para a Praça Europa e de lá subiremos em teleférico até perto da fortaleza onde teremos uma vista incrível desta belíssima cidade. Iniciaremos nossa descida à pé, por cerca de 45 minutos, por ruelas, escadarias, cruzando charmosos bairros e rapidamente entraremos na atmosfera da cidade cheia de belas fachadas e locais pitorescos. Almoço no restaurante Breadhouse. Continuaremos explorando o sinuoso bairro antigo cheios de pequenas lojas muito bem decoradas, casas de vinhos, restaurantes, bares e bistros e visitaremos a Igreja Metekhi, a Sinagoga, a Catedral Sion, a luminosa Ponte da Paz, a Igreja Anchiskhati. Dependendo das condições do tempo poderemos ter um entardecer incrível e quando as luzes noturnas de Tbilisi se acendem os monumentos criam um espetáculo à parte.

27/09/2017 - Tbilisi - Sighnagi - Tbilisi (C/A/-)
Após o café da manhã faremos uma viagem (2 horas) até a pequena cidade Sighnaghi, em uma colina com vista para o grande vale do rio Alazani tendo as montanas do Cáucaso visíveis à pequena distância. Embora seja uma das menores cidades do país é um destino turístico importante e famoso por suas vinhas somado a um cenário incrível. A cidade possui uma muralha do séc. XVIII. Visitaremos a pequena igreja que abriga o túmulo da Santa Nino na vila Bodbe. Santa Nino é uma das mais veneradas santas da Igreja Ortodoxa Georgiana e da Igreja Apostólica Armênia, tendo igrejas e mosteiros em sua homenagem de diferentes denominações ao redor de todo o mundo. Santa Nino se converteu ao cristianismo na Georgia no século IV. Almoço no restaurante Solomoni. Retorno a Tbilisi e tempo livre.

28/09/2017 - Tbilisi - Mtskheta - Stepantsminda (C/A/J)
Após o café da manhã, visitaremos a antiga capital da Geórgia - Mtskheta - Patrimônio Mundial da UNESCO. O cristianismo na Geórgia começou a partir desta cidade no século IV. Visitaremos o Mosteiro Jvari no topo de um alto penhasco e desfrutaremos de uma esplêndida vista panorâmica dos rios Aragvi e Mtkvari juntando-se um ao outro. Então, visitaremos Catedral Svetitskhoveli do século XI, o centro espiritual do país. Continuaremos dirigindo ao longo da estrada militar georgiana. Visitaremos a Fortaleza Ananuri com vista ao reservatório de água Jinvali. Continuaremos até a estação de esqui Gudauri, onde teremos o almoço no restaurante do hotel Marco Polo. Após almoço seguiremos viagem até Stepantsminda (ex-Kazbegi) e acomodação no hotel.

29/09/2017 - Stepantsminda - Uplistsikhe - Tbilisi (C/A/-)
Após o café da manhã, seguiremos em carros 4x4 até a Igreja Gergeti Trinity e desfrutaremos de uma vista deslumbrante para o Monte Kazbegi (5033m). Seguiremos viagem de retorno a Tbilisi desfrutando das incríveis paisagens das montanhas do Cáucaso. Almoço em restaurante selecionado pela operadora local. No caminho passaremos por Gori, cidade natal de Stalin e passaremos frente ao museu dedicado a ele. Seguiremos então à cidade-caverna de Uplistsikhe, construída por volta do primeiro milênio, por tribos pagãs. A Rota da Seda passava por lá, cujos traços ainda podem ser vistos. Este passeio é feito a pé e caminharemos por pisos bem irregulares. Continuaremos nossa viagem a Tbilisi. Acomodação no hotel até o horário de seguirmos ao aeroporto para o voo com destino a Amsterdã.

30/09/2017 - Tbilisi - Brasil (-/-/-)
No horário apropriado (por volta das 02 da manhã), traslado para o aeroporto para embarque em voo com destino ao Brasil, com conexões.

Extensão Azerbaijão (Opcional)

30/09/2017 - Tbilisi - Lagodekhi - Sheki (C/A/-)
Após o café da manhã, transfer para a fronteira Geórgia-Azerbaijão em Logodekhi. Haverá mudança de guia e de veículo. Após as formalidades de imigração seguiremos em direção à cidade de Sheki (total 290km). Almoço na cidade de Zaqatala em restaurante local selecionado pela operadora. Visita ao museu labirinto perto de Sheki. O labirinto se localiza numa das mais belas e relaxantes paisagens do Azerbaijão. Construído no século III a.C. abrigava antigos artefatos da vida diária, hoje em exposição, o que permite uma apreciação mais clara desta antiga cultura da região. Após a visita seguiremos para Sheki. Acomodação no hotel.

01/10/2017 - Sheki (C/A/-)
Após o café da manhã city tour pela cidade de Sheki. Seguiremos em direção às montanhas que rodeiam a cidade e poderemos apreciar lindas paisagens, as fortificações da antiga cidade construídas entre os séc. XVIII e XIX; visita ao Sheiki Khan's Palace (séc. XVIII) e ao museu junto ao Templo Cristão (séc. IX - XVI). Em seguida participaremos de um workshop de artesanato de vitrais - shebaka. Almoço em restaurante selecionado pela operadora local. À tarde seguiremos para o vilarejo de Kish onde conheceremos o complexo monástico e o castelo Albanês. No Ilhama-Khanum guest-house participaremos de uma cerimônia do chá. Retorno para Sheki e acomodação no hotel.

02/10/2017 - Shekii - Baku (C/A/-)
Após o café da manhã viagem em direção a Baku (300km) e passaremos por Gebele-Ismayilli via Muganly passando por Shamakha. Paradas para fotos nas incríveis paisagens montanhosas azeris. Visita à Mesquita Juma e ao mausoléu dos Sete Domos - Yeddi Gumbez, perto de Shamakha. Almoço em restaurante selecionado pela operadora local. Seguiremos viagem para Baku e no caminho visita ao mausoléu Diri Baba (séc, XV) na vila Maraza. Chegada a Baku e acomodação no hotel.

03/10/2017 - Baku - Península de Absheron - Baku (C/A/-)
Após o café da manhã city tour por Baku. Vista panorâmica da cidade, da baia de Baku do Mountain Park; a parte medieval da Cidade Antiga (séc. XII-XIX) com suas fortificações; o Shirvanshakhs Palace (séc. XIV-XV); o complexo do Karvansaray (séc. XIV-XV); antigas mesquitas (séc. XI-XIX); antigas casas de banho, ruas e alamedas estreitas; lojas de arte e o Banco dos Homens Artesãos; a Giz Galasi ou a Torre da Solteirona. Almoço em restaurante selecionado pela operadora local. À tarde, tour pelos arredores da Península Absheron (30km) junto ao mar Cáspio: Templo do Fogo - Ateshgah (séc. XVII) na aldeia de Surakhani; o forte medieval na aldeia Romana (séc. XIV); Yanardagh na aldeia de Makhammady; a chama ardente numa saída natural de gás há 20km do centro de Baku. Retorno a Baku e acomodação no hotel.

04/10/2017 - Baku - Gobustan - Baku (C/A/-)
Após o café da manhã, seguiremos para a costa do mar Cáspio em direção a Gobustan (130km) onde mais de 6000 petroglifos ou pedras com gravuras rupestres da Idade do Ferro, foram descobertas. Elas se localizam em cavernas acima da cidade onde pode-se observar cenas de caça, danças rituais, uma grande variedade e figuras animais juntamente com inúmeros artefatos e ferramentas. Retorno para Baku e almoço em restaurante local, selecionado pela operadora. À tarde, vamos nos familiarizar com a tradição dos tapetes visitando o Museu Nacional de Tapetes. Walking tour pelo bulevar da área litorânea de Baku e pela Nizami street. Acomodação no hotel.

05/10/2017 - Baku - Brasil
Pela manhã translado ao aeroporto Internacional de Baku (25 km) e voo para o Brasil, com conexões.

06/10/2017 - Chegada no Brasil

Fale com um agente
Enviar por e-mail
* Preenchimento obrigatório
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.